Gerações

Introdução

A importância dos 4 Elementos e sua Nova Ordem está na aplicabilidade. Estes conhecimentos tornam possível ver o mundo com um novo e prático olhar. Trata-se de um modelo mental poderoso porque funciona como potencializador da intuição pois é capaz de levar raciocínio mais longe de maneira organizada tornando possível uma visão sintetizadora do passado, presente e futuro.

Muito se fala, por exemplo, das gerações X, Y e Z. Mas até que ponto as descrições presentes hoje sobre estas diferentes gerações nos ajudam a ter uma compreensão realmente profunda do significado de cada uma delas? E o que aconteceria se colocássemos este vasto número de informações que já temos sobre estas gerações sob um novo olhar da Era da Sabedoria incluindo geometria e os 4 Elementos?

Este será o objetivo aqui e, se der certo, esta sopa de letrinhas de X, Y e Z ganhará um significado maior, mais amplo e mais transformador. Uma das leituras mais esclarecedoras que os 4 Elementos organizados neste ordem (água, ar, terra e fogo) me ajudaram a fazer foi justamente o de dar significado às gerações X, Y e Z, tornando possível ir além de uma descrição confusa e definição de datas imprecisas.

Gerações carregam arquétipos que são mais facilmente identificados somente no momento onde uma termina e começa a dar espaço para a outra que vem a seguir. É através disso, do final de uma geração, que se torna possível reconhecer as suas características mais marcantes. Esta mudança coletiva de postura que distingue uma geração da outra é fruto de uma motivação intrínseca diferente entre grupos de pessoas de uma e grupo de pessoas de outra geração. Descrever as mudanças de postura é ficar preso a uma análise comportamental, externa. Buscar entender qual foi a mudança intrínseca de motivação do grupo que, por sua vez, levou à tomada de novas posturas e comportamentos é o que nos dará a magia do entendimento.

Seria um desperdício e uma arrogância pedir para esquecer tudo que já se ouviu falar sobre as últimas gerações, mas vamos precisar de uma certa flexibilidade se quisermos partir de informações abundantes e caóticas criadas na Era do Conhecimento e construir, a partir delas, um novo e mais compreensível modelo de visualização das gerações que esteja mais próximo à Era da Sabedoria incluindo geometria e os arquétipos presentes nos 4 Elementos na sua Nova Ordem.

Cada século pode ser visto como uma jornada que passa por todas as energias dos 4 elementos. Cada uma delas tem um período de sobressaliência que dura 25 anos. Este período de 25 anos será nossa referência para marcar o início e término de uma geração. Portanto, em termos gerais, teremos apenas 4 diferentes gerações entre 1950 até 2050 conforme mostra a tabela abaixo.

Período Terminologia
Era do Conhecimento Era da Sabedoria
1950 a 1974 Geração X Geração Ar
1975 a 1999 Geração Y Geração Terra
2000 a 2024 Geração Z Geração Fogo
2025 a 2049 (sem nome definido) Geração Água

O ordem segue a Nova Ordem dos 4 Elementos: Água, Ar, Terra e Fogo. Estamos agora passando pelo final de um ciclo de 100 anos onde a sua geração Água teve início em 1925, a Ar em 1950, a Terra em 1975 e a Fogo em 2000. Um novo ciclo que prevê a chegada de uma nova Geração Água começará em 2025 e também será tratada neste material.


próximo capítulo
Geração Ar (1950-1974)

Obrigado, {{contato.nome}}!
Seu comentário foi enviado.


Conte-nos o que achou deste capítulo...



contato@eliti.com.br
(48) 9 9982-6011
Florianópolis e Blumenau

desenvolvido por